Veja 9 dicas para que seus pés fiquem sempre lindos!
1-Cutícula:é a proteção natural do corpo que impede infecções por bactérias e não deve ser completamente retirada.Remova o excesso no máximo a cada 15 dias.O seu kit de pedicure deve ser esterilizado e de uso pessoal para evitar doenças graves, como hepatite.
2-Unhas:Ao cortá-las, siga o formato natural e não deixe cantos pontiagudos para que elas não encravem. Caso isso aconteça, não tente desencravar em casa.Vá a um podólogo.
3-Lixa:Não lixe demais os pés.Dessa forma,você evita que a sola fique muito resistente e a pele, sensível, o que pode causar bolhas e ferimentos.
4-Bolhas:Não estoure bolhas,pois isso possibilita a entrada de microrganismos.Cubra-as com um curativo e deixe que os pés se recuperem naturalmente.
5-Ressecamento:Use hidratantes á base de ureia duas vezes ao dia.Caso o ressecamento seja extremo,com rachaduras,por exemplo,se recuperem naturalmente.
6-Xô,chulé!:O suor nos pés aumenta a concentração de bactérias que causam o mau odor.
7-Calos:Eles surgem em locais com pressão ou atrito repetido para proteger a pele.Para eliminá-los,acabe com sua causa,que são,na maior parte das vezes, calçados apertados ou que machucam alguma região dos pés.Depois, hidrate-os e os massageie.Não tente cortá-los com alicates ou tesouras, pois isso pode causar inflamações e infecções.
8-Joanetes:É uma deformidade nos ossinhos dos dedos que, entre outras causas,ocorre por uso de sapatos apertados.O tratamento é indicado por um ortopedista e vai desde medicação e uso de palmilhas para amenizar a dor até cirurgia.
9-Relaxe!:Um escalda-pés é uma ótima maneira de aliviar o estresse.Em uma bacia, coloque água morna de duas a três gotas de óleo essencial de melaleuca(com ação antifúngica)e de lavanda (relaxante) e um punhado de sal,que ajuda na circulação.Deixe os pés descansarem na água por 20 minutos.Finalize massageando-os em movimentos circulares com hidratante.